sexta-feira, 6 de abril de 2012

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL


Baseado na obra do psicólogo Daniel Goleman, a mente do ser humano é dividida em duas partes: A racional que processa com compreensão, ponderação e reflexão, e a mente emocional, que atua de forma impulsiva, levando a ação sem dar tempo para pensar.
Essas mentes costumam andar em harmonia, porém, diante das paixões esse equilíbrio se desfaz. Nesse momento quem predomina é a mente emocional levando o indivíduo a tomar decisões no calor da emoção sem fazer uma prévia analise.

Muitos vendedores de sucesso, sabedores que grande parte das pessoas se deixam levar pelas emoções, utilizam argumentos que direcionam o cliente a sonhar com os benefícios alcançados. Levam os compradores a se sentirem utilizando aquele produto e por fim, o fazem acreditar que aquela é uma oportunidade única de negócio. Acabam fechando a venda simplesmente por saber trabalhar o lado emocional do indivíduo.

A utilização da Inteligência emocional é bem recomendada para melhorar o convívio entre as pessoas. Buscando identificar e entender o perfil do outro, é possível se adaptar e construir  bons relacionamentos. Essa prática, se bem utilizada em vendas, pode trazer resultados surpreendentes.

As pessoas compram moveis, eletrodomésticos, motocicletas, carros, roupas, brinquedos, etc., impulsionados por algum motivo. Quando identificamos esse motivo, basta apresentar argumentos valorizando o produto, dando ênfase naqueles pontos que motivam o cliente. Em fim, fale o que o seu cliente quer ouvir, assim você estará mostrando para ele que aquele produto é capaz de atender a sua necessidade, ou resolver os seus problemas. Um cliente entrevistado por um consultor de vendas pode informar, ou até mesmo deixar escapar que precisa adquirir um novo colchão, pois, o que ele tem em casa já não está lhe permitindo um bom sono. Ao perceber o motivo que está levando o cliente a procurar um novo produto, o consultor deve apresentar justamente o que vai suprir a sua necessidade. Essa apresentação deve ser feita com entusiasmo e paixão. As informações devem ser passadas com confiança para conseguir conquistar a confiança do comprador.

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